sábado, 17 de dezembro de 2011

20 Verdades Sobre Poesia

Retirei alguns excertos de coisas que disse-e-não-disse um dia para algumas pessoas (ninguém) para que entendamos um pouco a diferença entre ler, entender e fazer poesia, de acordo, claro, com o que entendo por isto ser. Por isso, não vá achando que se não consegue ou não conseguiu quaisquer destas coisas que não se poderá ler, entender ou fazer poesia: há tempo para tudo neste mundo.

Mas sigamos em frente:

01 - Para se entender poesia, é necessário perder um pouco a alma a cada dia.
02 - Para se entender poesia, é preciso estar de peito aberto, sem mágoas nem feridas.
03 - Para criar uma poesia, é essencial, que o dizente tenha em si a alma pessoana - do poeta que finge tão completamente a que chegará a fingir que é dor a dor que deveras sente.
04 - Para se ser poesia, é necessário um bocado de açúcar, afeto e um tanto de sadismo.
05 - Para ser poesia, é necessário uma dieta de pão e sangue.
06 - Para se ser poesia, é preciso coração machucado, que goste de sal nas feridas, que sinta prazer em banhar-se de álcool.
07 - Para fazer a poesia ter filhos, vá ler João Cabral, Bilac, Bandeira, Rimbaud, Baudelaire. Vá ler Drummond, Cecília e Vinícius. Aproveite e veja também Chico, Noel, Pixinguinha e Cartola.
08 - Para fazê-la ter filhos, é preciso cruzar a sutileza do bater de asas de um beija-flor com a pata estúpida de um elefante viajante.
09 - Para se ser poesia, é preciso bem mais que uma rima rica, decassílabos e alexandrinos - por que não cabralinos?
10 - Para se ser, é preciso ser neguinha, é preciso ter cabelo de carapinha, beber cachaça, jogar capoeira e pedir a benção à Dona Menininha lá na Bahia de todos os santos. Oxalá!
11 - Para se ser, é preciso ser de todo mundo dentro de sua própria casa.
12 - Para se ter poesia, é garantido que se saiba e se fale abertamente do deixar a vida, acreditar mais na morte - sem tirar o olho da outra (e também, da sorte).
13 - Para se ter poesia, é obrigatório o direito de mentir, e o dever absoluto de imaginar - que a vida é pequena numa só.
14 - Para se ter poesia, é necessário o compromisso com a verdade, mesmo quando se mente, "se é que você me entende".
15 - Para se fazer poesia, é preciso ser humano, e é preciso ser bicho e planta também - já fui vento, já fui móvel, fui uma garrafa de cana e o seu Zé do armazém.
16 - Para se fazer poesia, é preciso não ser nada, nem poeta.
17 - Para se fazer poesia, é quando se mais precisa - e na verdade sempre, que ela está em qualquer lugar.
18 - Para se fazer, é preciso muito cuidado, zelo e paciência. "Olha a porta, se ela não te inspira, esquece que ela existe! Renegue-a!"
19 - Para se morrer poesia, é preciso que tudo vá pelos ares, que toda se exploda, e que, acima de tudo, não existam mais olhos, nem cérebros e muito menos corações.
20 - Para se renascer poesia, você irá criar onde quer que seja - vá lá ver Dante no inferno!

eap

0 comentários:

Postar um comentário