terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O Gato na Parede

Gato morto em buraco na parede, me ignora o olhar branco, que eu te dou um olho seco de lágrima alguma pra te fitar enquanto sofre a gota da chuva grossa que pinga em teu olho morto, fitas o céu, o monstro roxo em forma de ferida aberta em teu corpo gelado do tempo. Eu que não me importo, eu que não me dou por vencido nessa chuva, vou caminhando torto, coluna torta, costas envergadas, com um sentimento de pesar de mundo. Mas vejo seu corpo estático, que dó que dá de Deus, que não te vê, pobre animal, como um dos filhos seus. Sou indecente, sou indiferente, mas não a tal ponto - vejo o gato, vejo toda a gente, mas não me mostro um monstro. Sento à chuva, fumo um cigarro esquento meu pulmão, meu coração, minha compaixão pela tua história, já toda posta neste buraco imundo e lameado, com a vegetação a te carcomer (lodo em tuas patas e ex-garras, folhas entronas em tua boca, que entram sem pedir licença)- Que viu, pobre bichano, antes de padecer? Olho branco, boca aberta, dentes finos, e formigas em teus olhos (ah, esses olhos, que não me saem da mente!), tinhas moscas na boca, moscas! Mas a chuva caía caía, pobre felino - era eu quando menino. Teu olho e a latrina. A descarga, a maldade. Sou um diabo pobre, um pobre diabo. Eu assim fiz a um, e tu hoje és o troco a me assombrar; o lixo é o troco.


Eu não poderei esquecer. Mesmo esta cachaça de rolha, empalhada; mesmo a conversa da esquina, mesmo as moedas no bolso, mesmo o beijo de minha menina. Como eu vou esquecer? Como eu vou merecer cruzar em ti toda noite, toda tarde, todo o dia, e mesmo teu cheiro nefastuoso em minha narina, sem sentir que minhas costas doem e por mais que veja, tornem a doer. Sou Atlas jovem, sou verminose do mundo, eu e minha cabeça, meu cabelo, meu cheiro, meu olho a te olhar. Sou eu no buraco da parede. Morto, dilacerado, carcomido. Te vi antes de morrer, e no buraco, padeci. Padeço entre quatro paredes - e entre elas um buraco (o cu do mundo, o absurdo, o malogrado ser que sou).


E,a,p'

0 comentários:

Postar um comentário