domingo, 22 de abril de 2012

Dois Ratos

Eu lembro ainda que meu pai adorava tentar me fazer não desistir das coisas contando aquela fábula idiota dos ratos que caem dentro de um balde de leite, sei lá, e que um desiste e morre, e o outro transformava o leite em nata. 

O problema é que meu pai não percebia que também ele era um rato morto -- a vida, de cruel, da maneira como eu e meu irmão mais novo somos diferentes também assim foi com meu pai e meu tio. Hoje, estou fodido, sem emprego, sem dentes, sem um tostão no bolso e com quase trinta anos ainda na casa de meus pais, meu irmão, mal saiu dos cueiros, vinte e sei lá, já casado, com um bom emprego, filhos, casa própria e com todos os dentes brancos na boca.

Meu pai é um perdedor, assim como eu, talvez por isso ele não se chateie de verdade e até me ame um pouco mais -- nós bebemos juntos, ficamos perdendo horas a fio a conversar sobre tudo, ouvindo seus velhos discos, enquanto ele coça a perna prejudicada. Vez por outra meu tio vem, conversa, e vejo nele meu irmão -- é quase insuportável.

O problema é que para o meu pai, a história acaba ali, e pronto, o ratinho que saiu, será que se deu bem realmente na vida? Que gato não lhe teria posto na boca só pra saciar a fome no dobrar da esquina? O fato é que o ratinho que morreu cansou-se de lutar, ou, repente, deu-se conta de sua condição de rato -- você é um homem ou um rato? -- e por isso, levantou os braços e deixou-se afogar. Quão longe foi o outro? E meu tio, ri-se bastante dos descasos de meu pai, o que me provoca certa repulsa por comportamento tão subserviente, em se maltratar, meu pai, contando aquelas histórias.

Sabe aquele poema do Pessoa que diz que nunca conheceu ninguém que tivesse levado porrada na cara e que todos os amigos dele são bons em tudo? Meu pai é o avesso quando vê meu tio. Ele libera uma cédula, com dó de meu pai, o que me dá mais nojo.

Nunca disse isso a meu pai, ao invés, dava-lhe cigarros que eu comprava com o seu dinheiro, e, vez por outra a delícia do leite nos solve os pulmões -- e ainda por cima me dá o dinheiro que meu tio deu a ele.

eap

0 comentários:

Postar um comentário